EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE EM LICENCIATURAS DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.36977/ercct.v22i1.399Resumo
A Educação Ambiental (EA) é de extrema relevância social e, por isso, é necessário que ela integre os cursos de licenciatura, pois os professores necessitam de embasamento sobre este tema para que possam articulá-lo com sua área específica e incorporá-lo a um processo educacional voltado à cidadania. Nesse contexto, a EA crítica se destaca, visto que ela estimula pensamentos e ações que, de fato, podem causar mudanças positivas no meio e consequentemente, na vida em sociedade. O objetivo deste estudo foi investigar como uma IES formadora de professores da região norte do Ceará aborda a EA nos cursos de licenciatura. Este trabalho é uma pesquisa de natureza básica, com objetivos exploratórios e descritivos, de abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de questionários e entrevistas estruturadas. Os resultados apontam que tanto os gestores quanto os discentes reconhecem a relevância da EA, mas as licenciaturas não incorporaram (ou incorporaram superficialmente) a temática na formação dos professores.