MANDALAS FORMATIVAS: O ENSINO REMOTO DE EDUCAÇÃO POPULAR NA PERSPECTIVA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.36977/ercct.v22i2.424Resumo
O relato de experiência foi proveniente da disciplina “Educação Popular e Escola na Perspectiva da Promoção da Saúde” do Programa de Pós - Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará. Foi feito o registro das aulas com detalhamento sobre temas abordados que repercutiram na construção da mandala, na concepção que representasse o conhecimento prévio dos estudantes sobre a Educação Popular em Saúde (EPS). Após apresentação, iniciou-se a construção de uma mandala considerando a literatura científica nas seguintes etapas: a) Concepção problematizadora de Paulo Freire; b) EPS: raízes históricas; c) EPS e princípios do SUS; d) EPS como política pública; e) EPS e práticas populares; f) EPS: arte, espiritualidade e subjetividade; g) Construção compartilhada do conhecimento; h) Formação para EPS. A utilização das mandalas na EPS mostrou-se meio efetivo de apropriação de conteúdos e compartilhamento de experiências e informações de forma participativa, mesmo no ensino remoto.
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