ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA ESTIMULAR O INTERESSE DO ALUNO EJA

Autores

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos sempre enfrentou inúmeros desafios, e na atualidade não é diferente. O mercado de trabalho está mais exigente, não somente em relação à escolarização, mas também em certas competências e habilidades. Por isso, o objetivo deste trabalho é estabelecer uma discussão sobre o uso de estratégias de ensino na educação de EJA, numa escola localizada na Região Metropolitana do Recife. Utilizou-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa com estudo de caso, onde foram feitas observações diretas, participação dos pesquisadores com o meio pesquisado. A pesquisa contou com a elaboração de um questionário semiestruturado para 7 professores. Constatou-se que as estratégias utilizadas pelos professores para estimular o interesse do aluno EJA como o uso de metodologias diferenciadas que estimulem a continuidade do estudante em sala, perpassa por vários âmbitos que por sua vez não dependem só da esfera escolar, mas sim de um conjunto de ações que visem melhorar o aprendizado dos mesmos nos conteúdos de maior dificuldade, proporcionando uma melhor atuação nos estudos. Conclui-se que a utilização dessas estratégias metodológicas são a base para o sucesso da permanência dos jovens e adultos em sala, tornando esses estudantes sujeitos de sua própria construção.

Biografia do Autor

TAMIRYS BEZERRA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ

Graduação em Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, Ceará, Brasil.

ROBERTA LEITE SANTANA, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Graduação em Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, Ceará, Brasil.

SAMIRY CHRISTINE DO VALE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Graduação em Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, Ceará, Brasil.

MARTA CRISTINA FREITAS DA SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Pedagoga. Mestrado e Doutorado em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) (2020-2021). Sobral, Ceará, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-06-29

Edição

Seção

Ciências da Educação