ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA ESTIMULAR O INTERESSE DO ALUNO EJA
Resumen
A Educação de Jovens e Adultos sempre enfrentou inúmeros desafios, e na atualidade não é diferente. O mercado de trabalho está mais exigente, não somente em relação à escolarização, mas também em certas competências e habilidades. Por isso, o objetivo deste trabalho é estabelecer uma discussão sobre o uso de estratégias de ensino na educação de EJA, numa escola localizada na Região Metropolitana do Recife. Utilizou-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa com estudo de caso, onde foram feitas observações diretas, participação dos pesquisadores com o meio pesquisado. A pesquisa contou com a elaboração de um questionário semiestruturado para 7 professores. Constatou-se que as estratégias utilizadas pelos professores para estimular o interesse do aluno EJA como o uso de metodologias diferenciadas que estimulem a continuidade do estudante em sala, perpassa por vários âmbitos que por sua vez não dependem só da esfera escolar, mas sim de um conjunto de ações que visem melhorar o aprendizado dos mesmos nos conteúdos de maior dificuldade, proporcionando uma melhor atuação nos estudos. Conclui-se que a utilização dessas estratégias metodológicas são a base para o sucesso da permanência dos jovens e adultos em sala, tornando esses estudantes sujeitos de sua própria construção.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.