A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este estudo objetiva compreender as principais concepções sobre a contribuição da música na perspectiva da educação infantil, destacando os diversos benefícios que a música para a formação da personalidade, autoestima e relações sociais do aluno dentro da sala de aula. Pesquisa quanti-qualitativa, realizada em escolas públicas da região metropolitana de Recife-PE. Utilizou-se questionário semiestruturado enviado pelo Google Form para 6 professores de pós-graduação. A produção científica enfatiza a visão dos professores da educação infantil e visa a real contribuição da música para esse nível de educação. Entre os principais resultados, identificou-se que, em geral, os professores conhecem as contribuições da música como facilitadora, demonstram compreender os objetivos da didática musical e percebem que é uma ferramenta que pode ajudar em diversos momentos, inclusive em outras disciplinas, fortalecendo a interdisciplinaridade mesmo no cotidiano como função socializadora. A música oferece aos alunos da educação infantil, atividades que motivam, enriquecem o ambiente escolar de metodologias, aprendizado e desenvolvimento cognitivo confortáveis e estimulam os alunos, permitindo-lhes a oportunidade de entender melhor o conceito que pode não ter sido bem assimilado por falta de uma didática musical.
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil, Educação e Música.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.