IMPLANTE DE VÁLVULA AÓRTICA POR VIA TRANSCATÉTER: ASPECTOS TÉCNICOS, CLÍNICOS E ASSISTENCIAIS DE ENFERMAGEM

Autores

Resumo

O tratamento para a Estenose Aórtica sintomática é a valvoplastia, realizada, convencionalmente por cirurgia de peito aberto. Alguns pacientes têm risco cirúrgico proibitivo. O implante transcateter (TAVI) oferece a estes uma possibilidade de tratamento. O TAVI vem sendo indicado a pacientes de mais baixo risco, tem custo elevado e ainda não consta no rol do SUS. Assim, muitos pacientes recorrem à judicialização para obtê-lo. Objetivou-se avaliar a aplicabilidade do TAVI em custo-efetividade e benefícios para o paciente, em contraposição à técnica cirúrgica. Trata-se de estudo de caso comparado, precedido por revisão narrativa, em pesquisa de caráter documental, retrospectiva e quanti-qualitativa, realizada num hospital referência em Cuidados Cardiopulmonares do Ceará. Foram analisados 27 prontuários para estabelecimento de perfil comum e seleção de dois casos para comparação. Os resultados concordam com a literatura quanto ao tempo de recuperação, dispositivos invasivos e complicações, relacionadas, em menor monta, ao TAVI. Detectaram-se problemas nos registros de dados e contas médicas, que dificultaram o processamento de informações devido baixo detalhamento. Fica evidente a importância de mais pesquisas sobre o tema com participação da enfermagem, já que o enfermeiro é o profissional que mais proximamente acompanha o paciente em ambiente hospitalar, durante sua internação.

Biografia do Autor

Rodrigo Tavares Dantas, Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes

Graduado e Licenciado em Enfermagem, Especialista em Enfermagem Cardiovascular pela Universidade Estadual do Ceará, Mestre e Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará, aluno do Doutorado em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará. Enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família do Município de Fortaleza, Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Messejana, Enfermeiro da Educação Permanente do Hospital de Messejana, Coordenador da Residência Integrada em Saúde (RIS) Ênfase Cardiopulmonar da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (RIS/ESP), Preceptor de Referência de Enfermagem da RIS/ESP, Professor Convidado dos cursos de Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva e Especialização em Enfermagem Cardiovascular e Intervencionista, ambos da Universidade Estadual do Ceará.

Samya Coutinho de Oliveira Mousinho, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Administração Hospitalar, pela Faculdade de Ciências da Saúde São Camilo (FCSSC/São Paulo); em Saúde Pública, pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) em convênio com a Universidade Federal do Ceará (UFCE); e em Enfermagem Médico-Cirúrgica, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Saúde Pública/Área de Concentração Políticas de Saúde, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Na Área da Gestão ocupou os seguintes cargos: Coordenadora do Centro de Estudos e Treinamento Integrado da Secretaria de Saúde de Fortaleza (SSM Fortaleza); Diretora do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal de Nível Superior da Escola de Saúde Pública do Ceará; Diretora da Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Diretora do Núcleo de Desenvolvimento de Nível Superior, Gerente da Célula de Políticas de Recursos Humanos, Supervisora do Núcleo para o Desenvolvimento de Políticas de Recursos Humanos e Supervisora do Núcleo de Atenção Especial da Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA Ceará); Gerente da Unidade Coronariana, Gerente Geral do Serviço de Enfermagem, Chefe da Unidade de Métodos Auxiliares Terapêuticos, Diretora Técnica e Diretora Administrativo-Financeira do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes; Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Ceará; Coordenadora e Vice-Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Na Área do Ensino exerceu experiências docentes nas seguintes Instituições: Colégio da Imaculada Conceição, Escola Doméstica São Rafael, Colégio Anchieta, Faculdade Metropolitana de Fortaleza (FAMETRO) e Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente, é Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Enfermeira do Ministério da Saúde (MS).

Maria Gyslane Vasconcelos Sobral, Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (2006), mestre em saúde da criança e do adolescente da Universidade Estadual do Ceará (2018) e Doutoranda no Programa de Cuidados Clinicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Atualmente coordenadora do setor de transplante cardíaco e pulmonar do Hospital drº Carlos Alberto Studart Gomes (2015), enfermeira assistencial do processo de doação do transplante cardíaco e pulmonar (2013) e enfermeira assistencial da Unidade de Cardiologia Pediátrica (2008). Membro do Comitê de Ética e Pesquisa dessa mesma instituição.Pesquisadora do Projeto de Boas Práticas Clinicas em Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia e American Heart Association.Participante do Programa de Pesquisa para o SUS no Projeto intitulado de Construção e Validação de Tecnologias da Informação em Transplante Cardíaco: Subvenção para o Cuidado pelos Profissionais da Saúde. Tem experiência na área enfermagem com ênfase em cardiologia, pediatria, transplante cardíaco e pulmonar e saúde Coletiva. Atuando principalmente nos seguintes temas: assistência de enfermagem ao paciente com insuficiência cardíaca, cardiopatia congênita, tecnologia na saúde e assistência circulatória.

Downloads

Publicado

2023-03-10 — Atualizado em 2023-03-16

Versões

Edição

Seção

CIências da Saúde