Frases periódicas: a argumentação no gênero fábula

Argumentation in the fable genre

Autores

Resumo

A Análise Textual do Discurso, fundada por Adam, concebe a ideia de que somente a análise textual não pode ser engessada, pois o texto é, em sua realidade, bastante heterogêneo. Dessa forma, o estudo da estrutura composicional compreende a organização das macroproposições em agrupamentos de características denominados sequências textuais prototípicas e o discurso. O presente trabalho tem por objetivo investigar a presença de argumentação por meio de frases periódicas no gênero fábula. Para isso, tomou-se por base as definições sobre frase periódica de Adam (1992; 2008; 2009; 2019). A pesquisa apresenta perfil teórico-prático e está classificada como descritivo-explicativa, pois descreve o fenômeno das frases periódicas argumentativas em um corpus de dez (10) fábulas de Esopo, textos de natureza narrativa. Constatou-se, por meio dos dados recolhidos e analisados, que, nas fábulas de Esopo, há a presença de argumentação por meio de frases periódicas e, também, percebeu-se a presença de frases periódicas elementares. Por fim, a pesquisa em questão é mais uma contribuição para a Linguística Textual, principalmente, acerca do estudo do protótipo das sequências textuais em seus aspectos de sequência dominante e sequência dominada.

Biografia do Autor

Flávia Cristina Candido de Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Professora Adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú. UVA. Sobral, Brasil, Ceará. 

Danielle Bezerra da Ponte, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduação em Letras Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Corretora em plataformas online de redação. UVA. Sobral, Brasil, Ceará.

Downloads

Publicado

2025-02-20

Edição

Seção

Ciências Humanas (Ênfase em Letras)