ESTADO DA ARTE DO SOFTWARE PhET APLICADO AO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Francisco Leandro de Oliveira Rodrigues Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Raniere Andrade Brito

Resumo

A plataforma PhET representa um importante recurso didático que proporciona um processo de ensino e aprendizagem de forma lúdica e prazerosa a fim de obter uma melhor assimilação de novos conhecimentos referentes aos conteúdos de Física. Nessa linha, este estudo teve por objetivo analisar a produção científica da plataforma PhET aplicado ao ensino de Física. Para tanto, realizou-se um levamento bibliométrico nas bases de dados Portal de Periódicos das CAPES e Google Acadêmico, bem como no Caderno Brasileiro de Ensino de Física. A partir da estratégica metodológica adotada na pesquisa, recuperou-se um total de 23 estudos no período de 2006 a 2021. Os resultados demonstraram os periódicos, instituições, autores, níveis de ensino, áreas de conhecimento mais proeminentes no tema, como também, áreas da física ainda não abordadas em estudos educacionais com o PhET, como por exemplo, termodinâmica e ondulatória, apresentando assim grandes possibilidades de desenvolvimento de estudos com o PhET nessas áreas.

Downloads

Publicado

2025-09-17

Como Citar

de Oliveira Rodrigues, F. L. ., & Andrade Brito, R. (2025). ESTADO DA ARTE DO SOFTWARE PhET APLICADO AO ENSINO DE FÍSICA. Essentia - Revista De Cultura, Ciência E Tecnologia Da UVA, 26. Recuperado de //essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/551

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra