ESTADO DA ARTE DO SOFTWARE PhET APLICADO AO ENSINO DE FÍSICA
Resumo
A plataforma PhET representa um importante recurso didático que proporciona um processo de ensino e aprendizagem de forma lúdica e prazerosa a fim de obter uma melhor assimilação de novos conhecimentos referentes aos conteúdos de Física. Nessa linha, este estudo teve por objetivo analisar a produção científica da plataforma PhET aplicado ao ensino de Física. Para tanto, realizou-se um levamento bibliométrico nas bases de dados Portal de Periódicos das CAPES e Google Acadêmico, bem como no Caderno Brasileiro de Ensino de Física. A partir da estratégica metodológica adotada na pesquisa, recuperou-se um total de 23 estudos no período de 2006 a 2021. Os resultados demonstraram os periódicos, instituições, autores, níveis de ensino, áreas de conhecimento mais proeminentes no tema, como também, áreas da física ainda não abordadas em estudos educacionais com o PhET, como por exemplo, termodinâmica e ondulatória, apresentando assim grandes possibilidades de desenvolvimento de estudos com o PhET nessas áreas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.