DESCRIÇÃO GRÁFICO-GEOMÉTRICA DE EXEMPLOS E TEOREMAS COM APOIO DO GEOGEBRA: CONVERGÊNCIA DE FUNÇÕES

  • Cesar Marcos Nascimento Universidade Federal do Piaui-UFPI Campus Parnaiba
  • Francisco Régis Vieira Alves Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, IFCE
  • Francisca Cláudia Fernandes Fontenele Universidade Federal do Ceará, UFC

Resumo

Resumo:Neste artigo investigamos o ensino e aprendizagem de conceitos da Análise Real, com foco em convergência de funções, com alunos recém-licenciados em Matemática, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. O objetivo principal foi a exploração deste conteúdo, através da Sequência Fedathi (SOUSA et al. 2013) utilizando o software Geogebra. Consideramos também a importância dos Registros de Representações Semióticas (DUVAL, 2009), uma vez que abordamos tipos de representações de um objeto matemático esperando uma melhor compreensão conceitual por parte dos alunos. Na pesquisa de campo, propomos situações para um grupo de 6 professores (alunos) de Matemática com a intenção de provocar-lhes o estímulo visual para a compreensão dos conceitos do objeto de estudo. Verificamos que os mesmos desconheciam os conceitos da convergência, parte deles conhecia o software, porém, não o utilizavam como recurso didático. Com tal expediente conseguimos desenvolver nos professores os conceitos básicos de convergência simples e uniforme.

Biografia do Autor

Cesar Marcos Nascimento, Universidade Federal do Piaui-UFPI Campus Parnaiba
Departamento de Matematica, Educação Matematica, Ensino de Matematica.
Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, IFCE
Doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e
Tecnologia - IFCE.
Francisca Cláudia Fernandes Fontenele, Universidade Federal do Ceará, UFC
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Referências

ALVES, Francisco. R. V. Aplicações da Sequência Fedathi na promoção das categorias do raciocínio intuitivo no Cálculo a Várias Variáveis. 2011. 353p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.

______. Discussão da noção de integral imprópria com o auxílio do Geogebra. In: Conferência Latinoamericana de Geogebra, Montevidéu. 9-18. Disponível em: http://www.geogebra.org.uy/2012/home.php. Acessado em: 01 out. 2013.

______. Interpretação geométrica para a regra de L`Hospital com o auxílio do Geogebra. In: Conferência Latinoamericana de Geogebra. Montevidéu, 1-8. Disponível em: http://www.geogebra.org.uy/2012/home.php. Acessado em: 01 out. 2013.

______. Interpretação geométrica de definições e teoremas: o caso da análise real. In: Conferência Latinoamericana de Geogebra. Montevidéu, 322-329. Disponível em: http://www.geogebra.org.uy/2012/home.php. Acessado em: 01 out. 2013.

_____.Reconhecimento de padrões gráficos com o apoio do software Geogebra: os casos da convergência pontual e uniforme. In: Tear Revista de Educação Ciência e Tecnologia. V.2, n.2 (2013). Disponível em: http://seer.canoas.ifrs.edu.br/seer/index.php/tear/article/view/126/74. Acesso em: 20 abr. 2014.

AMORIM, Lílian Isabel Ferreira. A (re)construção do conceito de limite do cálculo para a análise: um estudo com alunos do curso de licenciatura em matemática. 2011. 133f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Matemática, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.

ÁVILA, Geraldo Severo de Souza. Análise Matemática para licenciatura. 3.ed.rev. e ampl. São Paulo: Blucher, 2006.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 19. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.

DUVAL, Raymond. Registros de Representações Semióticas e Funcionamento Cognitivo da Compreensão em Matemática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara(org). In: Aprendizagem em Matemática: Registros de representação semiótica. 5. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2009. p 11-33.

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes. A sequência fedathi no ensino da álgebra linear: o caso da noção de base de um espaço vetorial. 2013. 96f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, 2013.

GUIMARAIS, Yara Patrícia Barral de Queiroz. Exploração de convergência em tópicos de cálculo diferencial, integral e numérico, usando os softwares VCN e Geogebra. 2011. 192 f. Dissertação(Mestrado) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós- graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Belo Horizonte, 2011.

Hairer. E. &Wanner. G. (2008). Analysis by its History. New York: Springer

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

LIMA, Elon Lages. Curso de Análise v.1. 12.ed. Rio de Janeiro: Projeto Euclides.

LORENZATO, Sérgio. Para aprender Matemática. Campinas, SP: Autores associados, 2006.

SOUZA, Maria José Araújo. Aplicações da Sequência Fedathi no ensino e aprendizagem da Geometria mediado por tecnologias digitais. 2010. 230 f. Tese(Doutorado) – FACED – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.

SOUZA, M. J. A. Sequência Fedathi: apresentação e caracterização. In: SOUSA, F. E. E. et al. (Org.). Sequência Fedathi: uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2013.

Publicado
2017-02-12
Seção
Ciências Exatas e da Terra