POLITICA EDUCATIVA NA TEMÁTICA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE
Abstract
Resumo
Esse artigo aborda uma proposta de política educativa na temática do Atendimento Educacional Especializado- AEE. Nesse atendimento, os alunos especiais são o foco da aprendizagem. Apresentam-se três medidas para essa política educativa de Apoio ao Atendimento Educacional Especializado. Apresentar-se-á o enquadramento mundial, o enquadramento legislativo, o diagnóstico e os indicadores de cada medida. A dimensão dessas medidas será para a rede pública estadual do Ceará. Há o objetivo de se propor medidas para o Atendimento educacional especializado que está inserido na Educação Especial e é um apoio para as escolas inclusivas. No atendimento educacional especializado, existe uma sala chamada de Sala de Recursos Multifuncionais – SRM. É uma sala específica da escola e tem um professor com formação adequada para o contexto e é responsável pela mesma. O professor ajuda na inclusão do aluno especial, realizando atendimentos aos alunos especiais no contra-turno. As medidas estão inseridas nesse contexto da Educação Especial. Apresentar-se-á nas propostas a necessidade de aquisição de materiais didáticos para o Atendimento Educacional Especializado visando uma aprendizagem significativa nesses alunos. E ainda a necessidade da emissão de laudos médicos para se identificar a especialidade do aluno e a acessibilidade que precisa existir e é fundamental na estrutura das escolas. A análise desses aspectos foi direcionada ao Estado do Ceará, mas poderá servir de forma análoga para demais estados do Brasil. O estudo foi realizado por professoras que atuam em Sala de Recursos Multifuncionais - SRM da Secretaria da Educação do Estado do Ceará.
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