POLITICA EDUCATIVA NA TEMÁTICA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE

Autores/as

  • Eniziê Paiva Weyne Rodrigues Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Letícia Adriana Pires Ferreira dos Santos Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Roberta Cristiana Barbosa Terceiro Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Rosana Catia Barbosa Terceiro Centro Universitário Estácio do Ceará

Resumen

Resumo

Esse artigo aborda uma proposta de política educativa na temática do Atendimento Educacional Especializado- AEE. Nesse atendimento, os alunos especiais são o foco da aprendizagem. Apresentam-se três medidas para essa política educativa de Apoio ao Atendimento Educacional Especializado. Apresentar-se-á o enquadramento mundial, o enquadramento legislativo, o diagnóstico e os indicadores de cada medida. A dimensão dessas medidas será para a rede pública estadual do Ceará. Há o objetivo de se propor medidas para o Atendimento educacional especializado que está inserido na Educação Especial e é um apoio para as escolas inclusivas. No atendimento educacional especializado, existe uma sala chamada de Sala de Recursos Multifuncionais – SRM. É uma sala específica da escola e tem um professor com formação adequada para o contexto e é responsável pela mesma. O professor ajuda na inclusão do aluno especial,  realizando atendimentos aos alunos especiais no contra-turno. As medidas estão inseridas nesse contexto da Educação Especial. Apresentar-se-á nas propostas a necessidade de aquisição de materiais didáticos para o Atendimento Educacional Especializado visando uma aprendizagem significativa nesses alunos. E ainda a necessidade da emissão de laudos médicos para se identificar a especialidade do aluno e a acessibilidade que precisa existir e é fundamental na estrutura das escolas. A análise desses aspectos foi direcionada ao Estado do Ceará, mas poderá servir de forma análoga para demais estados do Brasil. O estudo foi realizado por professoras que atuam em Sala de Recursos Multifuncionais - SRM da Secretaria da Educação do Estado do Ceará.

Biografía del autor/a

Letícia Adriana Pires Ferreira dos Santos, Centro Universitário Estácio do Ceará

É Pró-reitora do centro Universitário Estácio do Ceará e professora efetiva da Universidade Estadual do Ceará

Roberta Cristiana Barbosa Terceiro, Centro Universitário Estácio do Ceará

Sou professora do centro Universitário Estácio do Ceará, leciono as disciplinas de Português Instrumental e Redação Instrumental. E ainda sou professora da Educação Especial da sala de recurso multifuncional - SRM do Estado do Ceará.

Sou graduada em Letras (Português e Espanhol) /UECE, especialista em Psicopedagogia/UECE, Mestre em gestão de Negócios Turísticos pela UECE e doutorando em Educação pela UNiversidade da Madeira - PT.

Citas

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Publicado

2017-11-06

Número

Sección

Ciências da Educação