FILOGENIA MOLECULAR DE RIZÓBIOS DO GÊNERO Burkholderia COM BASE NO SEQUEN-CIAMENTO DO GENE 16S Rrna
DOI:
https://doi.org/10.36977/ercct.v19i1.128Abstract
As bactérias do gênero Burkholderia em geral possuem importância agronômica e biotecnológica por atuarem co-mo β-rizóbios realizando a fixação biológica do nitrogênio em simbiose com leguminosas. Recentemente o agrone-gócio brasileiro vem empregando β-rizóbios do gênero Burkholderia como biofertilizantes. Neste contexto, o de-senvolvimento de trabalhos que forneçam a identificação, classificação e filogenia de isolados de rizóbios são de grande importância para a consolidação da biotecnologia dos rizóbios como inoculantes em leguminosas. Objeti-vou-se com este trabalho realizar a identificação e filogenia molecular de 15 isolados de uma coleção de β-rizóbios do gênero Burkholderia oriundos de raízes de leguminosas do gênero Mimosa, com base no sequenciamento e análise do gene 16S rRNA. Para esta finalidade, as sequências dos genes 16S rRNA foram amplificadas por PCR a partir de amostras de DNA dos isolados, sendo então sequenciadas e identificadas no GenBank do NCBI. Em segui-da a filogenia molecular foi inferida por meio de reconstruções de árvores filogenéticas empregando o método Neighbour-Joining. Os resultados do sequenciamento do gene 16S rRNA mostraram que todos os isolados apresen-taram sequências com similaridades de 99% e 100% com espécies de Burkholderia capazes de realizarem a fixação biológica do nitrogênio em associação simbiótica com leguminosas. A reconstrução da árvore filogenética agrupou os isolados em 7 grupos semelhantes revelando as relações de parentesco com espécies de Burkholderia diazotro-ficas simbióticas. Conclui-se, que a identificação bem como a homologia destes isolados com β-rizóbios do gênero Burkholderia, sugere o emprego destas bactérias no agronegócio como biofertilizantes.References
AMERICAN CONCRETE INSTITUTE. ACI 440R-96: State-of-the-Art Report on Fiber Reinforced Plastic (FRP) Reinforcement for Concrete Structures. USA, 2002.
ARALDI, E. Reforço de Pilares por encamisamento de concreto armado: eficiência de métodos de cálculo da capacidade resistente comparativamente a resultados experimentais.Trabalho de Diplomação Enge-nharia Civil – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2013.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. ABNT:Rio de Janeiro, 2014.
CARRAZEDO, R. (2002). Mecanismos de confinamento e suas implicações no reforço de pilares de concre-to por encamisamento com compósito de fibras de carbono. São Carlos,2002. 173p. Dissertação (Mestrado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
HABITZREUTER, L.; ROSS, H. L. S.; SANTOS, G. M. S. Análise da eficiência do reforço estrutural com fibra de carbono em pilares curtos.2013. 62. Trabalho de Conclusão de Curso Bacharelado em Engenharia de Pro-dução Civil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2013.
MACHADO, A. de P.Manual de reforço das estruturas de concreto armado com fibras de carbono. São Paulo: Better, 2011.
REIS, L. S. N. Sobre a recuperação e reforço das estruturas de concreto armado.Dissertação de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2001.
Downloads
Published
Issue
Section
License