PERCEPÇÕES SOBRE O PIBID POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO MÉDIO

Authors

  • Cleber Henrique de Sousa Araújo Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Lucilene Silva Pereira Soares Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Abstract

O presente trabalho objetivou compreender as principais concepções sobre o PIBID (Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência) sob o olhar de alunos do ensino médio de uma escola pública. Foi analisada as possíveis formas que as ações dos Bolsistas de Iniciação à Docência do Subprojeto Biologia poderiam influenciar na formação dos alunos de escola básica. A produção científica não enfatiza a visão dos alunos do ensino básico e não deixa clara a real contribuição do Programa para esse nível de ensino. A coleta de dados foi realizada em uma escola de ensino médio, localizada na cidade de Massapê-Ceará. O público alvo foi composto por 17 alunos escolhidos aleatoriamente que responderam um questionário semiestruturado com 12 questões.  Entre os principais resultados, identificamos que, em geral, os alunos conhecem o PIBID, demonstram entender os objetivos do Programa, participam das atividades propostas pelos bolsistas, e entendem que se trata de uma ferramenta que pode auxiliá-los em diversos momentos, inclusive nas aulas de biologia, em testes externos e até na vida cotidiana. O Programa oferece aos estudantes de ensino médio, atividades que motivam, enriquecem o ambiente escolar de metodologias ativas que são atrativas aos alunos, permitindo a estes a oportunidade de entender conceitos que podem não terem sidos assimilados, tirando dúvidas e até mesmo reforçando o que estudaram em sala de aula.

Author Biographies

Cleber Henrique de Sousa Araújo, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, Ceará, Brasil.

Lucilene Silva Pereira Soares, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutora em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunto do Curso de Ciências Biológicas. Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, Ceará, Brasil.

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Published

2019-01-31

Issue

Section

Ciências da Educação