PERCEPÇÕES SOBRE O PIBID POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente trabalho objetivou compreender as principais concepções sobre o PIBID (Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência) sob o olhar de alunos do ensino médio de uma escola pública. Foi analisada as possíveis formas que as ações dos Bolsistas de Iniciação à Docência do Subprojeto Biologia poderiam influenciar na formação dos alunos de escola básica. A produção científica não enfatiza a visão dos alunos do ensino básico e não deixa clara a real contribuição do Programa para esse nível de ensino. A coleta de dados foi realizada em uma escola de ensino médio, localizada na cidade de Massapê-Ceará. O público alvo foi composto por 17 alunos escolhidos aleatoriamente que responderam um questionário semiestruturado com 12 questões. Entre os principais resultados, identificamos que, em geral, os alunos conhecem o PIBID, demonstram entender os objetivos do Programa, participam das atividades propostas pelos bolsistas, e entendem que se trata de uma ferramenta que pode auxiliá-los em diversos momentos, inclusive nas aulas de biologia, em testes externos e até na vida cotidiana. O Programa oferece aos estudantes de ensino médio, atividades que motivam, enriquecem o ambiente escolar de metodologias ativas que são atrativas aos alunos, permitindo a estes a oportunidade de entender conceitos que podem não terem sidos assimilados, tirando dúvidas e até mesmo reforçando o que estudaram em sala de aula.
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