A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ATRAVÉS DO CURSO SEMIPRESENCIAL DE PRÁTICAS LABORATORIAIS DE BIOLOGIA

Autores/as

  • Johnny Ferreira de Oliveira Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Welesson Portela de Aguiar Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Lucilene Silva Pereira Soares Universidade Estadual Vale do Acaraú

Resumen

O avanço tecnológico tornou possível o surgimento de novas abordagens nas formas de ensino, entre os quais, a Educação a Distância, que vem crescendo junto ao desenvolvimento e uso das tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, instituições de ensino vêm aderindo a essa modalidade, visando à inovação e melhoria das suas práticas metodológicas. Assim, o presente estudo objetivou analisar a percepção dos estudantes sobre a importância das práticas metodológicas aplicadas na Educação a Distância para o ensino de Biologia, no curso oferecido pelo Centro de Educação a Distância do Ceará (CED) em parceria com o Instituto UFC virtual. O curso foi destinado a alunos do Ensino Médio, com a proposta de potencializar o acesso ao ensino de qualidade, contribuindo para o aprendizado em Biologia a partir de atividades práticas laboratoriais. Utilizou-se como metodologia estudo de caso, com pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado, aplicado a uma população de 50 alunos, dos quais se utilizou 32 para amostragem do estudo. Os resultados mostraram que a metodologia aplicada no curso se mostrou eficiente, com aulas dinâmicas e inovadoras. Apontou, ainda, a modalidade de Educação a Distancia como um forte fator para atrair os estudantes, pela facilidade de acesso às informações. Evidenciou-se o importante papel do professor/orientador nesse tipo de modalidade, como mediador da aprendizagem. O curso proporcionou o contato direto com atividades práticas em laboratório, revelando que esse tipo de atividade ainda é pouco presente no cotidiano escolar.

Citas

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Publicado

2017-11-06

Número

Sección

Ciências da Educação