OCORRÊNCIA E CARACTERIZAÇÃO DE PLANTAS COM PROPRIEDADES MEDICINAIS NA CAATINGA DE ARNEIROZ, CEARÁ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36977/ercct.v21i2.365

Resumen

A Caatinga ocupa grande parte do nordeste brasileiro, caracterizando-se pela rica biodiversidade e endemismo. Contudo, seus recursos vem sendo explorado de forma intensa ao longo dos anos, colocando em risco toda está riqueza. O objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento das principais espécies arbóreas nativas da Caatinga com potencial medicinal que ocorrem em uma área de mata nativa no interior de Arneiroz e verificar suas indicações medicinais, conforme literatura. O levantamento das espécies nativas foi realizado através de coletas de campo, marcações com o uso de GPS e fotografias. Foram identificadas 10 espécies, sendo elas: Myracrodruon urundeuva (Aroeira), Ziziphus joazeiro (Juazeiro), Pseudobombax marginatum (Embiratanha), Crateva tapia (Trapiá), Aspidosperma pyrifolium (Pereiro), Cynophalla flexuosa (Feijão-Bravo), Albizia inundata (Muquém), Senna spectabilis (Canafístula), Licania rigida (Oiticica), e Libidibia ferrea (Jucá). As espécies medicinais que foram encontradas em Arneiroz, possuem indicações medicinais na literatura, com potencial para suprir diferentes necessidade fitoterápicas da população local. Assim, em Arneiroz, é encontrada diferentes espécies com propriedades medicinais descritas e recomenda-se a realização de estudos etnobotânicos na região para descrever a aplicação destas plantas nas localidades próximas.

Biografía del autor/a

Silvio César Gomes de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Biólogo. Professor do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará- UECE, no Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns - CECITEC. Doutor pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). Tauá, Ceará.

Elivan Custodio Araujo, Universidade Estadual do Ceará

Estudante de graduação em Biologia da Universidade Estadual do Ceará- UECE, no Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns - CECITEC. Tauá, Ceará.

Selma Freire de Brito, Universidade Estadual do Ceará

Bióloga. Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará- UECE, no Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns - CECITEC. Doutora pela Universidade Federal do Ceará, UFC. Tauá, Ceará

Publicado

2020-12-09

Número

Sección

Ciências Biológicas