LIQUENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA SUGERIDOS PARA O ENSINO MÉDIO

ANÁLISE DE CONTEÚDO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36977/ercct.v22i1.396

Resumen

Livros didáticos são ferramentas importantes para a educação, tanto pela facilidade de acesso, como pelas informações prontas adaptadas ao nível do aluno. No caso das obras de Biologia, estas devem apresentar conteúdos sobre os vários organismos existentes, como os que se referem aos liquens. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar o assunto “liquens” nos livros de Biologia do ensino médio sugeridos pelo PNLD 2018, além de fornecer informações capazes de auxiliar na escolha do livro didático que melhor representa esses seres. Foram analisadas 10 coleções, notando-se que as menções feitas aos liquens eram fragmentadas, em volumes distintos dentro da mesma coleção, sobretudo ligadas a capítulos sobre fungos e relações ecológicas. Várias deficiências foram constatadas, especialmente na abordagem do conteúdo teórico e na ausência de recursos complementares. No entanto, a maioria das imagens é de qualidade satisfatória e existe presença marcante de exercícios nas obras. Conclui-se que os livros são dotados de carências na abordagem do assunto liquens, sendo necessárias melhorias.

Biografía del autor/a

Ricardo de Oliveira Tavares, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Prof. Adjunto do Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Sobral, Ceará, Brasil. Pós-Doutor em Biotecnologia de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará.

Publicado

2021-07-14

Número

Sección

Ciências Biológicas