LIQUENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA SUGERIDOS PARA O ENSINO MÉDIO
ANÁLISE DE CONTEÚDO
DOI:
https://doi.org/10.36977/ercct.v22i1.396Resumen
Livros didáticos são ferramentas importantes para a educação, tanto pela facilidade de acesso, como pelas informações prontas adaptadas ao nível do aluno. No caso das obras de Biologia, estas devem apresentar conteúdos sobre os vários organismos existentes, como os que se referem aos liquens. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar o assunto “liquens” nos livros de Biologia do ensino médio sugeridos pelo PNLD 2018, além de fornecer informações capazes de auxiliar na escolha do livro didático que melhor representa esses seres. Foram analisadas 10 coleções, notando-se que as menções feitas aos liquens eram fragmentadas, em volumes distintos dentro da mesma coleção, sobretudo ligadas a capítulos sobre fungos e relações ecológicas. Várias deficiências foram constatadas, especialmente na abordagem do conteúdo teórico e na ausência de recursos complementares. No entanto, a maioria das imagens é de qualidade satisfatória e existe presença marcante de exercícios nas obras. Conclui-se que os livros são dotados de carências na abordagem do assunto liquens, sendo necessárias melhorias.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia