O Desenvolvimento Psicomotor na Percepção de Professores da Educação Infantil
Resumen
O objetivo geral deste artigo centra-se em analisar como os professores que atuam na educação infantil compreendem e aplicam conhecimentos sobre o desenvolvimento psicomotor das crianças. A metodologia aplicada para a realização deste estudo foi uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. Participaram do estudo professores de educação infantil, efetivos, que atuam em creche e pré-escola com crianças de 0 a 6 anos de idade, em instituições públicas municipais, localizadas na cidade de Viçosa do Ceará-CE. O instrumento metodológico utilizado foi uma entrevista com questionamentos relacionados ao conhecimento e a prática voltados para o desenvolvimento psicomotor. Para garantir o anonimato e a confidencialidade dos dados, o projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa e recebeu aprovação. Após a realização das entrevistas, os dados foram analisados, e as respostas dadas pelos professores foram verificadas com base na técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Durante a análise de dados foi possível observar que os professores possuem conhecimento sobre psicomotricidade e usam estratégias diversas para a sua aplicação em sala de aula, como jogos, atividades lúdicas, uso de materiais diversos e outros. As entrevistas também evidenciaram alguns desafios enfrentados na prática docente, como a escassez de recursos humanos e pedagógicos e espaço inadequado para a realização das atividades. Apesar dos desafios enfrentados pelos professores, ficou evidente que os mesmos desenvolvem atividades de maneira intencional e buscam se adaptar à realidade de suas turmas, proporcionando aprendizagem e possibilitando o desenvolvimento psicomotor, tendo o aluno como protagonista na sala de aula.
Palavras-Chave: Desenvolvimento psicomotor. Educação Infantil. Psicomotricidade.
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