BIODIVERSIDADE DE PEIXES EM RIACHOS INTERMITENTES DA REGIÃO SEMIÁRIDA BRASILEIRA (BACIA DO RIO ACARAÚ, BRASIL)

Autores/as

Resumen

Rios e riachos intermitentes são ambientes dinâmicos que experimentam a secagem parcial ou total de seu fluxo durante o período de estiagem e são os ecossistemas aquáticos dominantes no Nordeste brasileiro. O ciclo de corrente, poças e seca destes sistemas influencia diretamente a dinâmica da comunidade aquática. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi caracterizar a composição e estrutura da assembleia de peixes nas fases aquáticas do ciclo hidrológico de riachos intermitentes da região semiárida brasileira. O levantamento foi realizado em cinco riachos pertencentes à bacia do Rio Acaraú, localizada no Ceará, Nordeste do Brasil, nas fases corrente e de poças. As espécies de peixes dominantes diferiram entre as fases aquáticas do ciclo. No entanto, nenhum dos descritores ecológicos apresentou diferença significativa entre as fases e nenhuma das 25 espécies foi considerada indicadora de alguma das fases. As espécies presentes nos riachos amostrados estão adaptadas à dinâmica natural destes sistemas e se refugiam nas poças durante o período seco, sendo assim, é fundamental considerar as mudanças ao longo do ciclo hidrológico em ações que objetivem conservar os corpos d’água intermitentes.

Biografía del autor/a

Júlia Silva Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba

Bióloga. Mestre e Doutoranda em Ecologia e Conservação pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Estadual da Paraíba, Rua Baraúnas. Campina Grande. Paraíba. Brasil.

Ana Márcia Pinto dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Bióloga. Mestre em Ecologia e Conservação pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Estadual da Paraíba, Rua Baraúnas. Campina Grande. Paraíba. Brasil.

Victor Coelho dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Biólogo. Mestrando em Ecologia e Conservação pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Estadual da Paraíba, Rua Baraúnas. Campina Grande. Paraíba. Brasil.

Antônio Lucas de Menezes Xavier, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Biólogo. Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral. Ceará. Brasil.

Antônio Lucas Fernandes da Conceição, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Biólogo. Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral. Ceará. Brasil.

Bianca de Freitas Terra, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Bióloga. Doutora em Ciências Ambientais e Florestais. Professora adjunta do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. Paraíba. Brasil.

Publicado

2023-12-15

Número

Sección

Ciências Biológicas