DOR RELACIONADA AO TRATAMENTO ENDODÔNTICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

Resumen

O tratamento endodôntico tem por objetivo oferecer condições para que o organismo possa reestabelecer a normalidade dos tecidos periapicais. Porém, podem haver situações onde a sintomatologia dolorosa se fará presente. Este estudo busca estudar as causas de dor pós operatória. Foram utilizadas as plataformas ScieELO, PubMed, BVS e BBO, sendo selecionados 12 artigos. Como resultados, os artigos apresentam diversos fatores com potencial causador de dor pós-operatória, dentre eles estão alguns como: a condição emocional do paciente, a sobreinstrumentação, o comprimento de trabalho, tratamento em sessão única ou múltipla e o diagnóstico do paciente. Fatores relacionados ao processo de instrumentação é crucial para determinar a incidência de dor pós tratamento. O tratamento endodôntico pode causar dor ao paciente por diversos fatores, mas os principais estariam relacionados ao pré-tratamento, como a questão da ansiedade e o diagnóstico apresentado sendo necessário o profissional conhecer as possíveis causas do desconforto e intervir.

 

Biografía del autor/a

Mariana Mendes Jonatien, Faculadade Ieducare- FIED

Faculadade Ieducare- FIED. Tianguá. Ceará. Brasil.

Bruna Morais da Silva, Faculdade Ieducare- FIED

Discentes do curso de Odontologia da Faculdade Ieducare- FIED. Tianguá. Ceará. Brasil.

Luciana Abreu Sousa, Faculdade Ieducare- FIED

Cirurgiã-dentista. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do curso de Odontologia da Faculdade Ieducare- FIED. Tianguá. Ceará. Brasil.

Nicole França de Vasconcelos, Faculdade Ieducare- FIED

Cirurgiã-dentista. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará. Docente do curso de Odontologia da Faculdade Ieducare- FIED. Tianguá. Ceará. Brasil.

Maria Luiza Leite dos Santos, Faculdade Ieducare- FIED

Cirurgiã-dentista. Especialista em Endodontia. Docente do Curso de Odontologia da Faculdade Ieducare- FIED. Tianguá. Ceará. Brasil.

Publicado

2025-04-20

Número

Sección

CIências da Saúde