A INCLUSÃO SOCIAL DE JOVENS EM PROJETOS SOCIAIS RELACIONADOS À DANÇA: UMA BREVE REVISÃO

Autores/as

  • EDINEY LINHARES DA SILVA

Resumen

Este trabalho tem como lócus de pesquisa o Lar Fabiano de Cristo, em Caucaia-CE. Como objetivo geral busca-se identificar, com base na visão de jovens, se os projetos sociais podem promover sua inclusão social por intermédio da dança. Traçaram-se como específicos os seguintes objetivos: Conhecer o incentivo familiar aos jovens quanto à sua participação nos projetos sociais que abordam a dança; Destacar a motivação dos jovens para estarem envolvidos com as atividades dos projetos sociais que lidam com dança; e, por fim: Relatar as transformações ocorridas com os jovens participantes de projetos sociais relacionados à dança. A metodologia empregada foi de finalidade pura com profundidade exploratória, onde, foi delineada a pesquisa com base em fontes bibliográficas e documentais, além da utilização de uma pesquisa de campo, onde as observações simples e participante foram realizadas. Como aporte teórico foram discutidos os conceitos de família, juventude, inclusão social, projetos sociais, cultura e dança, com base em autores como: Calabre (2007), Chauí (2007), Chizzotti (2006), Ferrari e Kaloustian (2011), Ferreira (2009), Laraia (2009), Miller (2012), Ossona (1988), Rubim; Barbalho (2007). De posse desse aparato, e sabendo que o fenômeno do aparecimento de políticas culturais, nascedouro dos projetos sociais, e sua relação com a sociedade não é recente, mas evidenciado a partir do século XX, ver-se-á como esses projetos influenciam os jovens a exercerem o papel social ao qual lhes é cabido, percebendo, também, que sua marginalização e consequente invisibilidade social se dão desde a tradicional divisão da sociedade em estratos sociais.

 

Palavras-chave: Família. Juventude. Inclusão social. Projetos Sociais. Cultura. Dança.

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Publicado

2017-11-06

Número

Sección

Ciências da Educação