Marcio Gleice Mateus Alves
Universidade Estadual Vele do Acaraú, UVA
Lívian de Freitas Albuquerque
Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA
Ana Sancha Malveira Batista
Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA
Resumo
A cadeia produtiva da carne de frango no Brasil é importante setor do agronegócio, ocupando grande destaque mundial em exportações. Na tentativa de satisfazer novas exigências de consumo, vem-se buscando alternativas para atender rapidamente a demanda crescente por carnes e o fornecimento de produtos com características desejadas pelos consumidores. A qualidade da carcaça e da carne de frango é cada vez mais exigida, devido a mudanças no hábito de consumo, como cortes e produtos desossados de carne, que estão sendo mais procurados para o processamento, bem como o crescimento do consumo de produtos de preparo rápido, facilitando a vida do consumidor. Características sensoriais, como cor, aroma, suculência, maciez e textura, se tornam importantes, uma vez que está diretamente interligado com aceitação pelo consumidor, proporcionando grandes desafios para a indústria de carnes. Portanto, objetivou-se elaborar uma breve revisão acerca dos fatores que influenciam a qualidade da carne de frango de corte.
Biografia do Autor
Marcio Gleice Mateus Alves, Universidade Estadual Vele do Acaraú, UVA
Zootecnista pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/CCAB, Sobral, CE, Brasil.
Lívian de Freitas Albuquerque, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA
Mestre pelo Mestrado em Zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/Embrapa Caprinos e Ovinos. Docente do Curso de Zootecnia da UVA.
Ana Sancha Malveira Batista, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Docente do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.