OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Antonia Erica Rodrigues Costa Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Maria das Doris Moreira de Araújo Universidade Estadual do Ceará

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo discutir sobre os desafios do ensino remoto de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. A escolha desse estudo se justifica pelo interesse de se compreender quais os desafios que foram enfrentados por professores e alunos para a continuidade das aulas de Língua Portuguesa de forma remota, durante a pandemia do Coronavírus. Como suporte teórico, contou – se com as contribuições de alguns autores, como Leite e Farias (2020) e Carvalho e Ribeiro (2021) e de documentos legais como a BNCC (2017) e o Parecer CNE/CP nº. 5/2020 (2020).  A partir de uma pesquisa qualitativa, com caráter descritivo-explicativo, foco em campo e método indutivo, realizou-se uma pesquisa com cinco estudantes e cinco professores dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Pires Ferreira – Ce. Os resultados da pesquisa mostraram que o ensino remoto possibilitou o contato dos alunos e professores com novos e variados gêneros textuais e a utilização de diversificadas ferramentas digitais, além de desenvolver a autonomia do aluno e permitir maior envolvimento da família no processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, trouxe também diversos desafios para a dinâmica educacional, como a falta e o acesso precário à internet, a dificuldade de exploração de determinados conteúdos e do acompanhamento da aprendizagem sem o contato presencial, o aumento da demanda de trabalho, a necessidade de reinvenção profissional e a busca de estratégias atrativas que estimulassem a participação dos alunos nas aulas.

Biografia do Autor

Antonia Erica Rodrigues Costa, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) e especialista em Neuropsicopedagogia e Gestão Escolar pela Faculdade Educar da Ibiapaba (FAEDI).

Maria das Doris Moreira de Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora assistente do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará - Campus Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (UECE/FECLESC).

Downloads

Publicado

2025-02-20

Edição

Seção

Ciências Humanas (Ênfase em Letras)