FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM SAÚDE DA CRIANÇA NA RESIDÊNCIA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

O CASO DA ESP-VS

Autores

Resumo

Este artigo analisa a formação de competências em saúde da criança a partir do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade (RMFC) da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS), em Sobral, Ceará. Sustentado na abordagem qualitativa, este estudo exploratório e descritivo, com base documental, tem como referencial teórico as Diretrizes da Comissão Nacional de Residência Médica e da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Foram examinados conteúdos, carga horária, metodologias de ensino e estratégias de avaliação relacionadas à saúde da criança no PPC da ESP-VS. A análise demonstrou robustez do projeto, alinhamento com competências essenciais e adoção de práticas pedagógicas consistentes, mas também evidenciou a necessidade de maior explicitação do processo ensino-aprendizagem e melhor integração com as diretrizes nacionais. Os resultados reforçam a importância de currículos orientados por competências para qualificação dos médicos residentes, apontam contribuições do case da ESP-VS para outras residências e sugerem maior investimento na construção de PPC capazes de atender às necessidades formativas da atenção integral à saúde infantil.

Palavras-chave: Educação Médica; Saúde da Criança; Medicina de Família e Comunidade.

Biografia do Autor

Izabella Tamira Galdino Farias Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Médica Pediatra. Mestra em Saúde da Família. Professora Assistente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral.

Maria Socorro de Araújo Dias, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Enfermagem. Professora Associada, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral.

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Publicado

2025-09-17

Edição

Seção

Interdisciplinar