BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIO: GRAU DE IMPORTÂNCIA NA VISÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UECE, CAMPUS TAUÁ-CE (CECITEC)

Autores

  • Silvanya Alves Ferreira Laboratório de Bioprospecção de Produtos Naturais e Biotecnologia (LBPNB), Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns, Universidade Estadual do Ceará.
  • Antonio Lourival de Lima Neto Laboratório de Bioprospecção de Produtos Naturais e Biotecnologia (LBPNB), Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns, Universidade Estadual do Ceará.
  • Francisco Lucas Alves Batista
  • Luiz Francisco Wemmernson Gonçalves Moura Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Messias Vital de Oliveira Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Maria da Conceição Lobo Lima
  • Francisco Ernani Alves Magalhães Universidade Estadual do Ceará

Resumo

A biossegurança envolve práticas preventivas contra agentes patogênicos, químicos, físicos e radioativos, visando à saúde do homem e dos animais, à preservação do meio ambiente e à qualidade dos resultados. Com isso, vemos que os laboratórios de química são lugares que apresentam alto potencial de acidentes, pela especificidade do trabalho que pressupõe a presença de diversas substâncias letais, tóxicas, corrosivas e irritantes, inflamáveis ou instáveis e pela utilização de aparelhos. Nessa perspectiva este trabalho avaliou o grau de importância da biossegurança na visão dos alunos do Curso de Licenciatura em Química do Centro de Educação, Ciência e Tecnologias dos Inhamuns – CECITEC-UECE, Tauá-CE. Os dados foram coletados através de um questionário contendo 15 questões e aplicado a cinquenta alunos de todos os semestres do curso de licenciatura em química. Os resultados revelaram que 54% dos estudantes eram do sexo masculino e 46% do sexo feminino. A maioria desses estudantes demonstrou não ter conhecimentos sobre as normas de biossegurança (64%) e a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) (50%). Com a análise dos resultados pode-se constatar que pesquisas sobre a biossegurança são de extrema necessidade para prevenir e manter os estudantes de química informados contra riscos futuros inerentes ao exercício de atividades laboratoriais contribuindo assim para sua formação. 

Biografia do Autor

Silvanya Alves Ferreira, Laboratório de Bioprospecção de Produtos Naturais e Biotecnologia (LBPNB), Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns, Universidade Estadual do Ceará.

1Licenciada em Química pela Universidade Estadual do Ceará/Campus Tauá. Tauá, Ceará, Brasil.

Antonio Lourival de Lima Neto, Laboratório de Bioprospecção de Produtos Naturais e Biotecnologia (LBPNB), Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns, Universidade Estadual do Ceará.

Licenciando em Química pela Universidade Estadual do Ceará/Campus Tauá. Tauá, Ceará, Brasil.

Francisco Lucas Alves Batista

3Licenciando em Química pela Universidade Estadual do Ceará/Campus Tauá. Tauá, Ceará, Brasil

Luiz Francisco Wemmernson Gonçalves Moura, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Licenciado em Ciências Biológicas. Especialista em Química e Biologia. Doutorando em Biotecnologia pela Renorbio. Universidade Estadual do Ceará/Campus Tauá. Tauá, Ceará, Brasil.

Messias Vital de Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Licenciado e Ciências Biológicas. Mestre em Biotecnologia . Doutorando em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará. Tauá, Ceará, Brasil.

Maria da Conceição Lobo Lima

Licenciada em Química. Doutorado em Química Orgânica. Professora de Química da Universidade Estadual do Ceará/Campus Tauá. Tauá, Ceará, Brasil.

Francisco Ernani Alves Magalhães, Universidade Estadual do Ceará

Licenciado em Química. Doutorado em Biotecnologia. Pós-Doutorado em Ciências Médicas. Professor de Química da Universidade Estadual do Ceará/Campus Tauá. Tauá, Ceará, Brasil.

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Publicado

2018-07-12

Edição

Seção

Ciências Biológicas