POLITICA EDUCATIVA NA TEMÁTICA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE

  • Eniziê Paiva Weyne Rodrigues Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Letícia Adriana Pires Ferreira dos Santos Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Roberta Cristiana Barbosa Terceiro Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Rosana Catia Barbosa Terceiro Centro Universitário Estácio do Ceará

Resumo

Resumo

Esse artigo aborda uma proposta de política educativa na temática do Atendimento Educacional Especializado- AEE. Nesse atendimento, os alunos especiais são o foco da aprendizagem. Apresentam-se três medidas para essa política educativa de Apoio ao Atendimento Educacional Especializado. Apresentar-se-á o enquadramento mundial, o enquadramento legislativo, o diagnóstico e os indicadores de cada medida. A dimensão dessas medidas será para a rede pública estadual do Ceará. Há o objetivo de se propor medidas para o Atendimento educacional especializado que está inserido na Educação Especial e é um apoio para as escolas inclusivas. No atendimento educacional especializado, existe uma sala chamada de Sala de Recursos Multifuncionais – SRM. É uma sala específica da escola e tem um professor com formação adequada para o contexto e é responsável pela mesma. O professor ajuda na inclusão do aluno especial,  realizando atendimentos aos alunos especiais no contra-turno. As medidas estão inseridas nesse contexto da Educação Especial. Apresentar-se-á nas propostas a necessidade de aquisição de materiais didáticos para o Atendimento Educacional Especializado visando uma aprendizagem significativa nesses alunos. E ainda a necessidade da emissão de laudos médicos para se identificar a especialidade do aluno e a acessibilidade que precisa existir e é fundamental na estrutura das escolas. A análise desses aspectos foi direcionada ao Estado do Ceará, mas poderá servir de forma análoga para demais estados do Brasil. O estudo foi realizado por professoras que atuam em Sala de Recursos Multifuncionais - SRM da Secretaria da Educação do Estado do Ceará.

Biografia do Autor

Letícia Adriana Pires Ferreira dos Santos, Centro Universitário Estácio do Ceará
É Pró-reitora do centro Universitário Estácio do Ceará e professora efetiva da Universidade Estadual do Ceará
Roberta Cristiana Barbosa Terceiro, Centro Universitário Estácio do Ceará

Sou professora do centro Universitário Estácio do Ceará, leciono as disciplinas de Português Instrumental e Redação Instrumental. E ainda sou professora da Educação Especial da sala de recurso multifuncional - SRM do Estado do Ceará.

Sou graduada em Letras (Português e Espanhol) /UECE, especialista em Psicopedagogia/UECE, Mestre em gestão de Negócios Turísticos pela UECE e doutorando em Educação pela UNiversidade da Madeira - PT.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

APEOC Sindicato dos Professores e Servidores do Estado do Ceará. Fortaleza, 2015. Disponível em: <extra>Escola_Estaduais_Enderecos.pdf>>. Acesso em 23 de setembro de 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Censo Escolar, 2014. PORTAL BRASIL. Disponível em: <http://brasil.gov.br/educacao/2015/03/dados-do-censo-escolar-indicam-aumento-de-matriculas-de-alunos-com-deficiencia>>. Acesso em 21 de setembro de 2015

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. PORTAL DO MEC Disponível em: <<http://http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/constituicao.pdf >>Acesso em 13 de julho de 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica.. Decreto nº 6.571/2008. PORTAL DO MEC. Disponível em: <<http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/parecer_CEB_132009.pdf>>. Acesso em 22 de setembro de 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica Resolução CNE/CEB nº 4/2009. PORTAL DO MEC. Disponível em: <<http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf>>. Acesso em 22 de setembro de 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Educar na diversidade: material de formação docente. Organização Cynthia Duk. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005. PORTAL DO MEC Disponível em: <<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/educar%20na%20diversidade.pdf>>. Acesso em 21 de setembro de 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – LDB, 1996. PORTAL DO MEC Disponível em: <<http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>>. Acesso em 21 de setembro de 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação – PNE, 2014. PIMENTEL, José – Brasília: Senado federal, Gabinete do Senador José Pimentel, 2014.

CONDE, Antônio João Menescal. Definindo a Cegueira e a Visão Subnormal, 2012. INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT. Disponível em: << http://www.ibc.gov.br/?itemid=94>. Acesso em 25 de setembro de 2015.

IMAGENS DO GOOGLE. Disponível em: << https://www.google.com/imghp?hl=pt-BR&gws_rd=ssl>> Acesso em 17 de setembro de 2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo 2010. Disponível em: <<http://www.censo2010.ibge.gov.br/apps/mapa/>>. Acesso em 25 de setembro de 2015.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – Inep. Censo escolar da educação básica 2012 resumo técnico. INEP.GOV. Disponível em: <<http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2012.pdf>>. Acesso em 21 de setembro de 2015.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - MCT. Catálogo Nacional de Produtos de Tecnologia Assistiva 2010. DISPONÍVEL em: http://assistiva.mct.gov.br/catalogo/o-ensino-de-matematica-para-alunos-com-deficiencia-visual-atraves-do-uso-do-multiplano-peda. Acesso em 25 de setembro de 2015

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, 2006. PORTAL INCLUSIVO. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Disponível em: <<http://www.portalinclusivo.ce.gov.br/phocadownload/legislacaodeficiente/convencao%20sobre%20os%20direitos%20das%20pessoas%20com%20deficiencia.pdf>>. Acesso em 22 de setembro de 2015.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ. Disponível em: <>. Acesso em 20 de setembro de 2015.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ. Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará – PEE, Eixo Temático – Inclusão, Diversidades e EJA. Disponível em: <<http://aprece.org.br/wp-content/uploads/2015/05/Documento-Base-PEE-Inclusao-Diversidades-e-EJA.pdf>>. Acesso em 24 de setembro de 2015.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ. Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará – PEE, Eixo Temático – Inclusão, Diversidades e EJA. Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação - COAVE/SEDUC-CE. Disponível em: <<http://aprece.org.br/wp-content/uploads/2015/05/Documento-Base-PEE-Inclusao-Diversidades-e-EJA.pdf>>. Acesso em 24 de setembro de 2015.

VIEIRA, Laene. AEE – APRESENTAÇÃO DA SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. In: Seminário SEDUC-CE , 2012. Fortaleza.

Publicado
2017-11-06
Seção
Ciências da Educação