UTILIZAÇÃO DO RÁDIO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE CARDIOVASCULAR:

PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS E PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

Resumo

Educação em saúde ascendida através de tecnologia da informação e comunicação permite uma nova perspectiva no desenvolvimento da promoção em saúde. Assim, objetivou-se identificar a percepção de usuários e profissionais da atenção primária à saúde a respeito do rádio como promotor de saúde cardiovascular. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, realizado no sertão nordestino no Ceará de Junho a Outubro de 2022 com 21 participantes entre profissionais e usuários da atenção primária. Foram realizados quatro programas de rádio com temática voltada a saúde cardiovascular e no final foi solicitado o preenchimento de um formulário digital. Os programas de rádios permitiram discutir e apreender sobre as patologias e fomentadoras patológicas do sistema cardiovascular, assim como foi possível vivenciar o rádio como tecnologia educacional, efetividade da promoção em saúde e educação em saúde com vistas a qualidade de vida e bem-estar. A percepção dos profissionais e usuários da atenção primária à saúde é positiva a respeito do rádio como fomentador de estratégias para promover a saúde cardiovascular.

Biografia do Autor

Maria Laiane Nascimento, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Discente de Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral. Ceará. Brasil.

 

José Mário do Couto, Coordenadoria Regional de Saúde - ADS de Itapipoca/SESA

Biólogo. Mestre em Saúde da Família pela RENASF. Coordenador Regional de Saúde da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde - ADS de Itapipoca/SESA. Itapipoca. Ceará. Brasil.

 

Keila Maria de Azevedo Ponte, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeira. Doutora em cuidados clínicos em enfermagem e saúde. Docente do Curso de Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral. Ceará. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Edição

Seção

CIências da Saúde