AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS DO ENSINO INFANTIL
Abstract
O objetivo dessa pesquisa é mostrar a contribuição das aulas de Educação Física para o desenvolvimento psicomotor de crianças do Ensino Infantil. Caracteriza-se como sendo de campo, aplicada, ensaio clínico e quantitativa. Foi realizada com 10 crianças de 4 e 5 anos de idade. Foi utilizada, para a coleta dos dados, uma Bateria de Avaliação Psicomotora antes e após as atividades, contendo os testes de noção do corpo (NC) e estruturação espácio-temporal (EET). As atividades foram realizadas dentro de um período de quatro meses, totalizando 16 sessões de 20 minutos cada, uma vez por semana. Para a análise estatística foi utilizado o programa SPSS (Statistical Package for the Social Science), nele foi usado o teste T de amostras em pares. Na primeira avaliação de NC as crianças obtiveram uma média de 3,0 (± 0,35) pontos. Na segunda apresentaram uma média de 3,5 (± 0,28) pontos (p<0.05). Na primeira avaliação de EET as crianças tiveram uma média de 1,5 (± 0,38) pontos. Na segunda obtiveram uma média de 1,9 (± 0,29) pontos (p<0.05). De acordo com o exposto nesse trabalho, pode-se afirmar que, as aulas de Educação Física é um importante instrumento que contribui para o desenvolvimento psicomotor das crianças.
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