USO DE APLICATIVOS NO ENSINO SOBRE SISTEMA SOLAR E MODELOS ATÔMICOS
UMA REVISÂO SISTEMÀTICA
Resumen
Os dispositivos móveis associados as tecnologias têm gerado mudanças na forma como a sociedade se relaciona e lida com as informações em diferentes espaços, inclusive no ambiente escolar. Atualmente, a tecnologia digital tem sido inserida na sala de aula como instrumentos para contribuir no processo de ensino, incluindo os diversos conteúdo da disciplina ciência. Assim, o objetivo desse trabalho é realizar uma revisão sobre o uso de aplicativos no ensino fundamental, abordando o sistema solar e modelos atômicos. A pesquisa foi desenvolvida através do levantamento trabalhos em bases de dados nacionais e interncionais. Muitos dos trabalhos foram descartados por não se adequarem aos critérios de inclusão. Por fim, após o processo de seleção, classificação e análise dos resultados, foram selecionados 15 trabalhos. Foi obtido uma média de 1,5 publicação por ano (2010-2021). Foram descritos 15 aplicativos diferentes, abordando separadamente ou em conjunto, as temáticas pesquisadas. Também foi verificado que os modelos e simuladores poderiam ser usados em equipamentos móveis (celulares) e computadores. Foi concluído que existem diversas ferramentas tecnológicas que podem ser inseridas em aulas referentes aos conteúdos de modelos atômicos e sistema solar, contemplando aplicativos, jogos e simuladores para enriquecer e facilitar a compreensão dos conteúdos pelos alunos.
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