USO DE APLICATIVOS NO ENSINO SOBRE SISTEMA SOLAR E MODELOS ATÔMICOS

UMA REVISÂO SISTEMÀTICA

Autores/as

Resumen

Os dispositivos móveis associados as tecnologias têm gerado mudanças na forma como a sociedade se relaciona e lida com as informações em diferentes espaços, inclusive no ambiente escolar. Atualmente, a tecnologia digital tem sido inserida na sala de aula como instrumentos para contribuir no processo de ensino, incluindo os diversos conteúdo da disciplina ciência. Assim, o objetivo desse trabalho é realizar uma revisão sobre o uso de aplicativos no ensino fundamental, abordando o sistema solar e modelos atômicos. A pesquisa foi desenvolvida através do levantamento trabalhos em bases de dados nacionais e interncionais. Muitos dos trabalhos foram descartados por não se adequarem aos critérios de inclusão. Por fim, após o processo de seleção, classificação e análise dos resultados, foram selecionados 15 trabalhos. Foi obtido uma média de 1,5 publicação por ano (2010-2021). Foram descritos 15 aplicativos diferentes, abordando separadamente ou em conjunto, as temáticas pesquisadas. Também foi verificado que os modelos e simuladores poderiam ser usados em equipamentos móveis (celulares) e computadores. Foi concluído que existem diversas ferramentas tecnológicas que podem ser inseridas em aulas referentes aos conteúdos de modelos atômicos e sistema solar, contemplando aplicativos, jogos e simuladores para enriquecer e facilitar a compreensão dos conteúdos pelos alunos.

Biografía del autor/a

João Xavier da Silva Neto, Universidade Federal do Ceará

Doutor e Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular. Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza. Ceará. Brasil.

Betânia de Pinho Veras Pereira

Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Parnaíba. Piauí. Brasil.

Ana Paula Apolinário da Silva

Nutricionista. Doutoranda do Programa de Doutorado em Bioquímica da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). Fortaleza. Ceará. Brasil.

Luiz Francisco Wemmenson Gonçalves Moura

Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular. Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza. Ceará. Brasil

Jakson Fernandes Lima

Graduação em Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Ciências da Natureza e Matemática pela UVA. Sobral, Brasil, Ceará.

Publicado

2023-06-29

Número

Sección

Ciências da Educação