Educação em saúde com adolescentes
um relato de experiência apoiado por metodologias ativas
Resumen
Durante a infância e a adolescência é essencial promover meios de educação em saúde que sejam efetivos para esse público em desenvolvimento, e é fundamental o papel da Enfermagem na elaboração de metodologias ativas ideais para essa fase; Este estudo objetiva retratar a experiência de acadêmicas de Enfermagem nas vivências práticas com adolescentes em vulnerabilidade social; Trata-se de um relato de experiência do módulo de Práticas Interdisciplinares em Ensino, Pesquisa e Extensão I, no ano de 2019. Foram elaboradas atividades atreladas à realidade dos adolescentes assistidos pelo CRAS Irmã Oswalda, e desenvolvidas metodologias ativas para abordar temáticas como Bullying, alimentação saudável e esportes, além da promoção de consultas de Enfermagem para os adolescentes; Notou-se o baixo conhecimento do público-alvo a respeito dos temas, mas com o decorrer das atividades ocorreu a sensibilização sobre cuidados com a saúde e convivência além do fortalecimento de vínculos com os adolescentes; Assim, as vivências práticas no módulo PIEPE, configuram um método de crescimento acadêmico, profissional, e pessoal, pois colabora com a formação do enfermeiro, permitindo o trabalho com o paciente, e promovendo o enfrentamento às diferenças, garantindo o desenvolvimento técnico para alcançar a promoção de saúde.
Palavras-chaves: Educação em Saúde; Adolescentes; Vulnerabilidade social.
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