Educação em saúde com adolescentes

um relato de experiência apoiado por metodologias ativas

Autores/as

Resumen

Durante a infância e a adolescência é essencial promover meios de educação em saúde que sejam efetivos para esse público em desenvolvimento, e é fundamental o papel da Enfermagem na elaboração de metodologias ativas ideais para essa fase; Este estudo objetiva retratar a experiência de acadêmicas de Enfermagem nas vivências práticas com adolescentes em vulnerabilidade social; Trata-se de um relato de experiência do módulo de Práticas Interdisciplinares em Ensino, Pesquisa e Extensão I, no ano de 2019. Foram elaboradas atividades atreladas à realidade dos adolescentes assistidos pelo CRAS Irmã Oswalda, e  desenvolvidas metodologias ativas para abordar temáticas como Bullying, alimentação saudável e esportes, além da promoção de consultas de Enfermagem para os adolescentes; Notou-se o baixo conhecimento do público-alvo a respeito dos temas, mas com o decorrer das atividades ocorreu a sensibilização sobre cuidados com a saúde e convivência além do fortalecimento de vínculos com os adolescentes; Assim, as vivências práticas no módulo PIEPE, configuram um método de crescimento acadêmico, profissional, e pessoal, pois colabora com a formação do enfermeiro, permitindo o trabalho com o paciente, e promovendo o enfrentamento às diferenças, garantindo o desenvolvimento técnico para alcançar a promoção de saúde.

Palavras-chaves: Educação em Saúde; Adolescentes; Vulnerabilidade social.

Biografía del autor/a

Maria Luisa Damasceno Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeira formada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral/CE.

Anna Carolyne Vasconcelos Menezes, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeira formada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral/CE.

Ester Lopes Rocha, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeira formada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Alcântaras/CE.

Ellen de Vasconcelos Barros, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral/CE.

Francisca Juliana Rocha Torres, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral/CE.

Maristela Inês Osawa Vasconcelos, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1992), mestrado e doutorado em Enfermagem na área de concentração saúde comunitária pela Universidade Federal do Ceará (2000 e 2007, respectivamente) e pós-doutorado em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (2014-2015). Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

Publicado

2025-04-21

Número

Sección

CIências da Saúde