A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA ESCOLA

Autores

  • Aline Do Nascimento Araújo Gonçalves Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Adriele do Nascimento Araújo
  • Lucas Rodrigues do Nascimento

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a gestão escolar democrática, com resultados de uma investigação com objetivo de analisar a contribuição da gestão escolar democrática e participativa no desenvolvimento da transformação social. E com objetivos específicos: identificar o conceito de gestão escolar; compreender a importância da gestão escolar democrática; analisar as ações de um gestor democrático no cotidiano escolar. Fez-se uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Realizou-se estudos teóricos de autores como: Luck (2009); Libâneo (2007); Saviani (1999); Silva (2009); Paro (2012), dentre outros. A partir da pesquisa constatou-se que a gestão escolar democrática e participativa contribui significativamente para o desenvolvimento da transformação social, pois o gestor democrático possibilita a participação de todos os membros da escola, seja na tomada de decisão ou na construção de ações administrativas e pedagógicas, promovendo assim o desenvolvimento de uma educação de qualidade para todos, além da valorização dos membros da comunidade escolar e também na formação de uma sociedade mais democrática.

Biografia do Autor

Adriele do Nascimento Araújo

Pedagoga. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pegagógica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. (FAVENI). Visitadora pelo programa Criança Feliz em Moraújo. Ceará. Brasil.

Lucas Rodrigues do Nascimento

Graduando em Direito pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral. Ceará. Brasil.

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Publicado

2025-04-21

Edição

Seção

Ciências da Educação