A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA ESCOLA
Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a gestão escolar democrática, com resultados de uma investigação com objetivo de analisar a contribuição da gestão escolar democrática e participativa no desenvolvimento da transformação social. E com objetivos específicos: identificar o conceito de gestão escolar; compreender a importância da gestão escolar democrática; analisar as ações de um gestor democrático no cotidiano escolar. Fez-se uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Realizou-se estudos teóricos de autores como: Luck (2009); Libâneo (2007); Saviani (1999); Silva (2009); Paro (2012), dentre outros. A partir da pesquisa constatou-se que a gestão escolar democrática e participativa contribui significativamente para o desenvolvimento da transformação social, pois o gestor democrático possibilita a participação de todos os membros da escola, seja na tomada de decisão ou na construção de ações administrativas e pedagógicas, promovendo assim o desenvolvimento de uma educação de qualidade para todos, além da valorização dos membros da comunidade escolar e também na formação de uma sociedade mais democrática.
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